quarta-feira, 15 de julho de 2009


Foi neste local, em Madrid, juntamente com este amontoado de alunos, vindos de todas as partes do globo, que eu realizei as pruebas de Selectividad.
560 alunos numa só sala. 5 professores a vigiar os exames.
Entrei e sentei-me na mesa mais ao fundo da enorme sala branca onde se realizaram os exames. Ao meu lado, uma muçulmana falava ao telemóvel e escrevia o que possivelmente lhe estavam a dizer na folha de teste. Olhei para a mesa ao lado e um francês estava com o livro de Lengua Española escancarado em cima da mesa, a copiar a resposta sobre as línguas em Espanha.
Senti-me injustiçada por ter ido completamente "limpa" para o exame, mas rapidamente passou.
Dois dias de exames passaram. Correram na perfeição, o que não estava à espera.
Andei iludida durante duas semanas, pensando que iria obter uma nota suficiente para entrar em Medicina. Enganei-me. Bastou terem-me dado 0,5 no exame de comentário de texto, cujos critérios de correcção são estritamente subjectivos ao professor corrector, para estragar todo um sonho, que mais parecia real. O melhor? Nem o recurso aceitaram. Os portugueses foram todos corridos com notas baixas neste exame.
Agora afirmo com certeza: os espanhóis são um povo racista!
E o sentimento de injustiça voltou a apoderar-se de mim.

1 comentário:

'TomTom' disse...

Pois, já ouvi dizer! E além disso também li uma coisa no jornal, que falava de os espanhóis, estarem a chumbar os portugueses todos... :s
Os espanhóis são sem dúvida um povo estúpido e racista...